Capim-pé-de-galinha: pesquisa aponta resistência múltipla a herbicidas
Estudo realizado na região de Luís Eduardo Magalhães (BA) acende alerta para boas práticas para controle da planta daninha
Por Luis Toledo
COMPARTILHE NO WHATSAPP
Pesquisas conduzidas pela Embrapa Cerrado, pela Fundação MT e por empresas privadas detectaram um caso recente de resistência múltipla e cruzada da planta daninha capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) aos herbicidas glifosato, cletodim e haloxifope-p-metílico.
O trabalho foi realizado em novembro na região de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, que se destaca pela forte produção de grãos, especialmente soja. O resultado da pesquisa acende um alerta e destaca a importância do monitoramento e acompanhamento de escapes de controle de capim-pé-de-galinha.
No estudo, os especialistas destacaram boas práticas agrícolas e técnicas preconizadas para o manejo de plantas daninhas resistentes aos herbicidas:
• Uso correto do sistema integrado de manejo de plantas daninhas; • Adoção de sementes certificadas e nacionais não somente nas culturas da soja, milho e algodão, mas também de forrageiras de inverno, de forma a evitar o ingresso de plantas daninhas nas áreas agrícolas; • Limpeza dos maquinários utilizados na semeadura e colheita dos locais com suspeita, evitando que transitem para outras áreas e estados; • Atenção redobrada para áreas com falha de controle, priorizando a eliminação das plantas daninhas sobreviventes, seja manualmente ou por meio do uso de herbicidas de mecanismo de ação alternativos, fazendo a rotação dos diferentes mecanismos de ação; • Uso correto de tecnologia de aplicação, bem como utilização de diversos mecanismos de ação para os herbicidas em pré e pós emergência, nos corretos momentos, de acordo com sua recomendação de rótulo e bula; • Manejo das plantas daninhas antes do plantio, evitando o pousio sem cultura e/ou sem formação de cobertura de solo.
Controle do capim-pé-de-galinha
O capim-pé-de-galinha é uma planta daninha que pode se desenvolver em qualquer tipo de solo. Tem capacidade de produzir mais de 120 mil sementes por planta, facilmente disseminadas pelo vento.
Em áreas infestadas por capim-pé-de-galinha, podem ocorrer perdas na produção superiores a 80%, dependendo da densidade populacional, cultura e demais características ambientais. Por isso, o manejo e controle eficiente dessa planta daninha é indispensável.
A IHARA, empresa especializada em tecnologia para proteção de cultivos, conta com soluções inovadoras para o controle dessa invasora.
Yamato, considerado um revolucionário herbicida pré-emergente, pode ser utilizado antes mesmo de as daninhas virem à tona no campo.
Desenvolvido com uma tecnologia exclusiva, ele controla daninhas resistentes da lavoura com alta seletividade e longo residual. Isto é: sem prejudicar o seu cultivo e com proteção duradoura.
Yamatotambém possui registro para soja, trigo, batata, café, cana, milho, entre outras culturas, combatendo diversas espécies de plantas infestantes, como capim-braquiária, capim-colchão, capim-amargoso, capim-colonião e outras.
Outra solução da IHARA que pode ser usada no combate é o Kyojin, herbicida para soja e milho que integra os Herbicidas do Futuro IHARA, com a revolucionária Tecnologia Yamato. Ele também atua no controle de plantas daninhas resistentes, como capim-colchão, corda-de-viola, trapoeraba, buva, entre outras.
Por ser um herbicida pré-emergente, seletivo e com efeito residual, Kyojinconfere eficiência ao manejo, mantendo as lavouras no limpo por mais tempo, oferecendo assim maior rentabilidade.