PASTAGENS

Cigarrinha-das-pastagens: conheça as melhores alternativas de combate

Praga pode diminuir a qualidade do pasto, o que tem potencial para interferir no ganho de peso dos animais

Por Luis Toledo

As pastagens cultivadas em clima tropical, como é o caso do Brasil, estão mais suscetíveis ao ataque da cigarrinha-das-pastagens, um inseto sugador de seiva capaz de diminuir a quantidade de alimentação disponível para o rebanho. Estudos publicados pela Embrapa evidenciam que a presença da praga costuma ser mais severa após períodos de estiagem.

cigarrinha-das-pastagens

Foto: Envato

É preciso um olhar atento do pecuarista para identificar a cigarrinha no pasto. Na fase mais jovem, chamada de ninfa, a praga costuma ficar na base da planta, muitas vezes protegida por uma espuma branca. Já na fase adulta, vive na parte alta do capim.

A praga, em fase adulta, costuma viver cerca de dez dias. A pastagem amarelada e seca também indica a presença do inseto.

Quando há ataque da cigarrinha-das-pastagens, a qualidade do pasto diminui drasticamente e pode interferir até mesmo no peso dos animais que se alimentam da área verde.

Para barrar os prejuízos, o ideal é um controle preventivo, mas quando detectado o problema também é possível agir para eliminar o inseto.

Entre as alternativas para o pecuarista estão diversificação de pastagem, controle químico e biológico. Pesquisas apontam para a existência de gramíneas resistentes às cigarrinhas, valendo o investimento durante um período – muitas vezes longo – para diversificar a pastagem. Porém, nem sempre há tempo hábil para isso.

No controle biológico, usam-se fungos para tentar controlar a infestação. Caso opte pelo controle químico, o pecuarista pode usar inseticidas em ocasiões e locais necessários para combater a cigarrinha-das-pastagens. Esse manejo é indicado principalmente na fase adulta do inseto.

Controle rápido e eficaz

Há quase 60 anos, a IHARA desenvolve tecnologia para auxiliar na lida no campo e facilitar a rotina de cuidados. Entre os produtos oferecidos no mercado brasileiro, destaca-se o Estrela, ideal para combate das cigarrinhas-das-pastagens.

O inseticida elimina a praga e aumenta a produtividade no pasto, já que a cigarrinha é capaz de queimar as folhas e reduzir a produção de massa verde entre 15% e 30%.

A composição do Estrela possui uma molécula inédita no mercado, que age no sistema nervoso da praga, paralisando-a imediatamente. Assim, o pecuarista obtém ótimos resultados com menos aplicações graças a melhor fixação do produto.

Diferenciais do inseticida Estrela

– Elimina a cigarrinha mais rapidamente e garante o desenvolvimento da pastagem

– Tecnologia inédita para pastagem garante o alimento do rebanho

– Pasto livre das cigarrinhas por mais tempo devido à máxima proteção

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também