DANOS AO CULTIVO

Como superar os principais desafios da cultura da batata

Requeima, mancha de alternaria, rizoctoniose e sarna estão entre as doenças que mais causam danos ao cultivo

Por Luis Toledo

batata. Foto: Pixabay

São vários os desafios e obstáculos que o produtor de batata enfrenta no dia a dia. Doenças de solo e doenças foliares costumam castigar a produção e, por isso, requerem controles especiais para evitar a perda ou o comprometimento da cultura.

A requeima (Phytophthora infestans) e a mancha de alternaria (Alternaria solani) são doenças que atingem as folhas e que geram grande preocupação aos produtores, devido à rápida disseminação e ao alto potencial destrutivo.

Quando não controladas, essas doenças causam danos que podem resultar na perda total rapidamente.

Veja o que contribui para o potencial destrutivo desses fungos:

● plantio massivo de cultivares e/ou híbridos suscetíveis;
● existência de condições climáticas favoráveis;
● presença de inóculo o ano todo;
● alta capacidade de esporulação;
● período de incubação relativamente curto.

A requeima é favorecida por períodos de temperaturas de baixas a amenas (12 ºC a 22 °C) e alta umidade. Além disso, a ação de ventos, água de chuva ou de irrigação e a circulação de equipamentos são fatores que elevam a disseminação desse fungo.

Já o fungo alternaria é favorecido por um ambiente com temperatura mais alta (> 24 ºC), além de alta umidade relativa do ar (> 90%). Ele começa a atacar as folhas mais velhas, causando lesões concêntricas e secas, e pode provocar desfolha total das plantas, reduzindo o ciclo da cultura.

Controle de requeima e mancha de alternaria

Para combater doenças foliares na batata, a IHARA oferece fungicidas que desempenham um papel decisivo no controle da requeima e mancha de alternaria, prevenindo e reduzindo a ocorrência dessas doenças.

O Absoluto Fix é o fungicida indicado para prevenir a requeima. Oferece maior segurança nos períodos chuvosos e amplo espectro de ação para fungos. É aplicado quando o clima ainda é desfavorável à doença, com alta temperatura e baixa umidade, antes de o patógeno infectar os tecidos da planta.

Devido a sua formulação moderna, o Absoluto Fix não entope bicos, tem forte fixação e bom espalhamento nas folhas. Também tem grande atuação no combate da alternaria.

O Totalit é recomendado para a fase de alerta para a requeima, quando o clima começa a se tornar favorável à doença, com temperatura amena e umidade se elevando.

Esse fungicida multicultural também é utilizado para controlar a mancha de alternaria, por oferecer maior período de controle e atua com duplo mecanismo de ação: protetora e sistêmica.

Já o Completto é ideal para condições climáticas altamente favoráveis à requeima, com baixa temperatura e alta umidade. Pelo seu alto potencial de controle e efeito curativo, o fungicida da IHARA tem ação protetora, sistêmica e anti-esporulante, controlando efetivamente o avanço da doença e inibindo a disseminação dos esporos na plantação, evitando que aumente a epidemia da doença.

Doenças de solo

Entre as doenças de solo que afetam a cultura da batata, destacam-se as causadas por patógenos difíceis de serem controlados, como é o caso da rizoctoniose (Rhizoctonia solani), também conhecida como mancha asfalto; e as sarnas da batata (Helminthosporium solani), que são capazes de provocar sérios danos à cultura.

Por não haver variedades de batata resistentes a esses males, seu controle deve ser feito de modo preventivo.

A rizoctoniose é capaz de provocar a formação de reboleiras de plantas doentes no campo. Mas os danos mais comuns ocorrem nos órgãos subterrâneos da planta, gerando morte dos brotos, redução da formação e tamanho dos tubérculos e o aparecimento de uma crosta preta na sua superfície, para a qual se dá o nome de mancha asfalto.

Já a sarna da batata é causada, na maioria das vezes, por bactérias do gênero Streptomyces. Elas geram pequenas lesões circulares de cor marrom, que podem crescer e apresentar uma depressão de até 1 cm de profundidade.

Controle das doenças de solo da batata

O controle e a prevenção dessas doenças de solo são feitos por meio de tecnologias inovadoras da IHARA. O Frowncide 500 SC, por exemplo, é um fungicida protetor recomendado para o controle tanto sarna como da rizoctoniose comum em batata. Este é um tradicional fungicida para o tratamento no sulco, sinônimo de eficácia e alta produtividade.

Já o Moncut, fungicida sistêmico da IHARA, proporciona alto controle sobre a rizoctoniose. Associado ao Frowncide 500 SC, oferece o melhor tratamento no sulco contra rizoctonia em tubérculos e hastes.

Esses dois fungicidas fazem parte do Esquadrão Fungicidas Sulco, que é uma combinação dos melhores produtos que ajudam no controle das principais doenças de sulco da batata.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também