CLIMA

Saiba como a baixa temperatura impacta a planta do tomate

Temperaturas inferiores a 12 ºC podem afetar o crescimento da cultura

Por Luis Toledo

tomate; foto: Pixabay

Ele faz parte da salada dos brasileiros, também é usado para suco e é um sucesso como molho. Em resumo, o tomate é um dos frutos mais populares do Brasil.

Essa popularidade também está relacionada à facilidade de cultivo: ele floresce e frutifica em condições climáticas bastante variáveis, mas pode ter sua produtividade afetada por baixas temperaturas.

Segundo a Embrapa, o tomate pode se desenvolver em climas do tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, permitindo seu cultivo em diversas regiões do Brasil. A temperatura mínima para germinação da semente é de 8 °C a 11 ºC, sendo que a faixa de temperatura considerada ótima para germinação fica entre 16 °C e 29 ºC.

Para o cultivo, a temperatura média ideal é de 21 ºC, mas a planta pode suportar uma amplitude de 10 °C a 34 ºC.

A produtividade e a qualidade da colheita do tomate caem quando a cultura é afetada por baixas temperaturas. De 12 ºC para baixo, os estudos mostram que a planta de tomateiro tem seu crescimento reduzido, sendo sensível a geadas.

Volume de chuvas e granizo

Além de baixas temperaturas, a precipitação pluviométrica também pode afetar a produtividade, já que altos índices de chuva somados à alta umidade relativa favorecem a ocorrência de doenças e pragas.

O granizo, dependendo da intensidade, pode danificar os frutos, causando grandes perdas ou abrindo caminho para a proliferação de doenças. Por isso, regiões e áreas com altas probabilidades de ocorrência de granizo não devem ser utilizadas para a implantação da cultura.

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, oferece tecnologia completa com soluções inovadoras para o combate a diversas doenças e pragas para diversas culturas, incluindo a do tomate.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também